Vamos, Bonitas!: Cronograma Capilar - Hidratação
Image Map

21/04/2014

Cronograma Capilar - Hidratação

Olá, bonitas!
Que Deus abençoe nosso início de semana e vamos aproveitar porque hoje ainda é Feriado! haha'
Estou de volta com o assunto Cronograma Capilar. Prometi explicar cada fase do Crono e estou aqui hoje para falar de Hidratação.

Antes, indico que leia o último post sobre o assunto aqui.

Entendeu a essência deste tratamento? Então vamos lá:



Como disse, o assunto de hoje será em torno do passo de Hidratação, que tem como função doar sedosidade, brilho, maciez aos fios. Isto acontece porque princípios ativos hidratantes irão fazer com que o fio retenha a água por mais tempo. Falando bonito a hidratação é a reposição hídrica dos cabelos. Assim como o organismo precisa de água com os cabelos não é diferente, o que muda é a função, enquanto no organismo a água é responsável pela existência de vida de forma geral nos cabelos a hidratação perdida precisa ser reposta, ai que entram os produtos umectantes, com função não apenas de repor água nos fios, mas com óleos que irão fazer com que esta água permaneça neles, uma vez que o óleo retém líquido (se o líquido estiver por "baixo", ele envolve, formando uma barreira protetora).

O óleo é hidrofóbico (não gosta de água), por isso, óleo e água não se misturam, mas os cremes são feitos da mistura de óleo e água (Oi???). Esta explicação se dá pelo conceito de emulsões, que são misturas de dois líquidos imiscíveis (que não se misturam) mas que se tornam estáveis com a presença de surfactantes/tensoativos, agentes emulsificantes, que possuem a função de torná-las razoavelmente estáveis e homogêneas por um período (pode ser horas, meses, anos...no final tudo volta a ser "óleo" e ´'água´'.). A maionese, o leite e o creme de leite são emulsões, assim como também alguns cosméticos.

Resumindo: Para que haja real reposição de "água" nos fios, será necessário a presença de "óleo". Estão entre aspas porque podemos considerar água como líquidos polares (amam água), e óleo, líquidos apolares (não gostam de água).

Porque estou dizendo isto aqui: para as pessoas pararem de achar que a máscara de hidratação não pode ter óleo, que isso é característica apenas de máscaras nutritivas. O que vai caracterizar uma máscara como hidratante ou não é a composição de forma geral, quantidades de p. ativos hidratantes (se tiver em maioria geralmente é característica de hidratação), a ordem deles na composição (os produtos que vêm primeiro são os que estão em maior quantidade) e o principal, o efeito nos fios.

Geralmente as máscaras hidratantes possuem como p. ativos: pantenol (pro vitamina B5), silicones, glicerina, extratos vegetais (aloe vera, jojoba, alecrim, algas marinhas...). Lembrando que você pode adicionar à sua máscara ampolas de vitaminas, bepantol líquido, por exemplo. 

No vídeo abaixo trago um exemplo de Tratamento Hidratante para sua rotina. 




Links das resenhas já realizadas:


Eu quero muito fazer posts sobre este assunto de forma bem explicada, peço que me contem o que estão achando deles.
E ai, o que me contam desta fase? Tem dicas de máscaras hidratantes?
Me contem!

Beijos e ótimo Feriado!

6 comentários:

  1. Uma verdadeira aula sobre o assunto.

    Beijos, G.R ♥
    http://gabriellyrosa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Os posts estão mesmo super bem explicadinhos, pode continuar pois estamos adoraaando!
    Beijoos, Ana Carolina
    simplesglamour.blogspot.com
    Instagram e Twitter: @simplesglamour

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que legal!
      Brigadão, Ana! =D
      Beijo!

      Excluir
  3. Elaine, minha cara, estou absolutamente abismada com os seus posts!!! Surpresa de uma maneira muito positiva!!! É muita qualidade de uma vez só!!! Você é muito criteriosa e traz conhecimentos técnicos aprofundados. Sinto que posso confiar em suas opiniões pois são todas devidamente embasadas. Além do que estou ampliando e muito meus conhecimentos de beleza por "te ler", bonita! Assim nós aprendemos a fazer escolhas melhores. Você está mais que de parabéns pelo trabalho que realiza aqui. Muito obrigada por nos brindar com seus textos!!! Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa! Fico muito, mas muiiito grata pelo seu depoimento.
      Tento sempre passar um pouco do conhecimento que venho adquirindo na faculdade (Curso Estética e Cosmética) e além disso sempre fui muito de pesquisar, fora que amo falar sobre cabelos.
      Muito obrigada mesmo e espero te ver sempre por aqui cada vez mais!
      Beijo!

      Excluir

Aqui você expõe sua opinião, dá dicas e tudo mais...fique a vontade!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *









Curta a nossa página!