Vamos, Bonitas!: Cronograma Capilar - Funciona?
Image Map

07/04/2014

Cronograma Capilar - Funciona?



Quem não gosta de estar com os cabelos sempre lindos, hidratados, brilhosos? Mas, isso não é tarefa fácil, principalmente para quem faz tratamento químico (alisamentos, tintas, descolorações). Então é com o intuito de deixar os cabelos tratados com um sistema de utilização de máscaras (principalmente) com propriedades Hidratantes, Nutritivas e Reconstrutoras, que o Cronograma Capilar vem ganhando destaque em blogs, sites, redes sociais, enfim. Mas...alguém ai já se perguntou se tudo que é listado no cronograma é realidade, se faz realmente sentido todo esse tratamento?

Então, é com base nessas discussões que hoje eu venho falar um pouco minha opinião sobre o assunto. Confesso que hesitei em vir aqui falar dele, pois existe muita informação deturpada pela internet e o meu receio era acabar gerando mais dúvidas para muita gente ao invés de trazer esclarecimentos.

O meu primeiro contato com esse termo, foi através do Blog Eu Vou de Rosa, em que a Bia falou sobre a sua Rotina Capilar, lembro que na época colocou uma tabela falando sobre como se organizava para cuidar dos fios. Pelo que entendi, algo bem superficial, não tinha todo o conhecimento que conheci depois de uns tempos. Inicialmente, partiremos do Conceito de Cronograma Capilar (de acordo com documentos do grupo do Cronograma Capilar do facebook) segundo os meus estudos:

Cronograma Capilar é uma modelo de organização para diversificar os tratamentos capilares fazendo com que o cabelo obtenha todos os nutrientes possíveis para ter uma aparência saudável. Nele há uma "divisão" dos princípios ativos das máscaras em hidratantes, nutritivos e reconstrutores. Além disso, existe a inclusão de alguns tratamentos que irão complementar toda essa rotina, como Umectação e Esfoliação do couro cabeludo, por exemplo. Assim uma rotina de tratamento semanal será criada de acordo com as necessidades do seu fio (para isso será necessário conhecimento de um profissional, ou muitos estudos pelas referências disponíveis para que você possa identificar corretamente o que ele está precisando). Então, você cria uma tabela, que já tem algumas informações preestabelecidas e de acordo com suas lavagens (a cada 2 dias, ou 3, ou ainda uma vez na semana) você irá tratar o seu cabelo de acordo com o Cronograma.



Primeiro, esse método não vai fazer milagres no cabelo, não vai fazer ele voltar a sua forma original (de virgem). Portanto, sim, o cabelo é célula queratinizada, morta, e por isso, não tem como se regenerar, ficando "novinho em folha" como se pensa, porém, ele tem a capacidade de melhorar e MUITO se nutrientes corretos forem depositados em sua fibra, melhorando sua aparência. Ou seja, funciona como uma maquiagem que você aplica e fica "linda" com o rosto num tom uniforme, coradinha nas bochechas, cílios alongado...e quando passa o demaquilante e lava o rosto, tchau pele linda..rs. Nem gosto desse termo, maquiagem, estou usando para ficar mais didática a explicação; o que ocorre é que não tão rápido como a maquiagem, no decorrer das lavagens (só com xampu e condicionador), nos processos químicos, com as agressões  do dia a dia, toda aquela barreira proterora vai embora e é preciso com isso, repor, seja óleos, queratina, água...enfim. Há ainda a diminuição de macromoléculas para que aumente a possibilidade da entrada desses nutrientes no fio (é o caso dos aminoácidos que compõem a proteína, uma macromolécula, por exemplo), comparando com a nossa pele, que possui a parte superficial (camada córnea da epiderme) morta, com células queratinizadas e há SIM a penetração de ativos que conseguem chegar a parte viva (derme) da pele, existe a possibilidade de penetração dos ativos no fio, mas, na maioria das vezes o que ocorre é a criação de uma barreira física em volta dele.

O meu Cronograma por exemplo, no início (há quase 2 anos), era Hidratação - Nutrição - Nutrição - Reconstrução. Sendo que a cada 15 dias eu fazia umectação com Azeite de Oliva, a cada 15 dias eu usava xampu antiresíduos para deixar o couro cabeludo bem limpinho. Além dos tratamentos com máscara, eu sempre usei ampolas, queratina líquida...apenas encaixava cada coisa no tipo de tratamento, segundo o que eu considerava correto. E assim o fiz por um bom tempo. Depois mudei algumas coisas...mas não falarei disso hoje. O assunto aqui é sobre a eficácia deste tratamento e se vale realmente a pena fazê-lo.

Faz muitos anos que comecei a pesquisar sobre cabelos, a buscar tratamentos que resolvessem certos problemas capilares e na maioria das vezes usava o entendimento de um profissional cabeleireiro, as informações que lia na internet e depoimentos experimentais de tia, avó, mãe...aquelas velhas dicas da titia e da vovó rsrs. O conhecimento empírico para quem não sabe foi/é base de diversos estudos científicos e quando se trata da área de estética tenham a certeza, muita coisa está sendo comprovada, mas tem muita coisa ainda fruto deste conhecimento, que, do meu ponto de vista, é válido (claro que tenho o conhecimento que ele por muitas vezes é falho, falo aqui da importância em considerar o conhecimento fruto da observação, da experiência.)

O Cronograma Capilar, nada mais é do que um fruto do empirismo, que na minha opinião dá super certo, mas, com alguns poréns:

  • Não concordo na exacerbada disseminação de que alguns componentes químicos são super nocivos para os fios, por conta disso não devem ser utilizados, como os parabenos, utilizados como conservante nos cosméticos. Sei dos estudos existentes e como a indústria prefere baratear seus custos a mudar sua formulação por conta dos efeitos nocivos que alguns elementos trazem para o consumidor, mas temos que analisar a realidade, na prática como funciona...na minha opinião, se o produto é autorizado pela Anvisa, se segundo as análises de segurança ele está autorizado para comercialização, não vejo porque todo esse terror em torno dos componentes. E tem mais, algumas empresas tem produtos "paraben free" por questão de Marketing mesmo, assim como os produtos "sem sal" não vai pensando que é porque eles estão preocupados com a nossa saúde, é para reter um determinado público, entende?
  • Não concordo com a "Verdade Absoluta" que o Cronograma Capilar foi embalado. Gente, precisamos de menos preguiça para pesquisar e mais senso crítico, mais vontade de buscar informações. Pesquisar sobre os ativos, sobre os efeitos possíveis, não cair na maluquice de comprar vitaminas (pantogar, por exemplo) sem solicitação do médico ou nutricionista.
  • Dentro do Conceito de Cronograma Capilar tem outros "subconceitos" que também não concordo como "Hidronutrição", UTI Capilar...acho que é mais para chamar atenção, mas também não discordo do efeito nos fios, nada disso..me refiro apenas aos termos que acho que é "viagem" demais" rs.

Portanto, indico sim a utilização do Cronograma Capilar, mas peço que por favor, pesquisem além do que tem na Page deles e façam-o de acordo com suas condições. Não precisa ter uma imensidão de produtos, não precisa ter só produto caro. Acho importante criamos uma Rotina para nos disciplinarmos na hora de cuidar dos cabelos. Digo isso por mim, que sempre gostei de cuidar, mas não tinha aquela rotina, achava que uma hidratação boa era suficiente. E hoje sinto a diferença que o Cronograma fez nos meus cabelos, que são danificados por conta das descolorações, chapinha, progressiva que uso, mas ainda sim tem brilho, tem uma "aparência saudável".

Juízo, bonitas!
Como a matéria ficou enorme, voltarei explicando cada fase do Crono em outro post!
Espero que tenham gostado do assunto de hoje.
Qualquer dúvida, podem comentar que respondo!

Beijos!

4 comentários:

  1. amiga, gostei muito bom! vc ja ouviu falar no shampoo bomba? o q vc acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, amiga! Já usei um desses e posso dizer que o resultado é de reparação. O cabelo fica forte, mas crescimento absurdo não notei não.rs
      Sempre nas lavagens, misturava 3 a 4 gotas de monovim A e o xampu. Nunca fiz a mistura antes e ia lavando, não acreditava dessa forma, gostava de fazer a mistura na hora.
      Beijo!

      Excluir
  2. gostei falou certinho e realmente isso de ficar olhando a composição para saber se tem parabeno essas coisas alem de ser chato hj em dia são poucos produtos que baratos que nao tenha isso, nem todo mundo tem dinheiro para pagar 30 reais ou 100 reais em uma mascara de tratamento... sempre estamos procurando alternativas e que funcionam muito bem... amei um poste e sou super fã do cronograma capilar, graças a esses cuidados consegui recuperar meu cabelo e muito...

    bjuus flor parabens pelo post bem explicado....

    http://lucienydias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Lucieny. Espero poder esclarecer cada vez mais sobre diversos assuntos que ainda geram dúvidas por aqui.
      Quanto ao Cronograma, agradeço a ele por meus cabelos que são super finos serem tão "fortes" porque ainda não caíram. A descoloração danifica demais, e uma rotina de tratamento é fundamental.
      Beijo!

      Excluir

Aqui você expõe sua opinião, dá dicas e tudo mais...fique a vontade!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *









Curta a nossa página!